terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROMESSA COM ADVERTÊNCIA / JEREMIAS 7.:1 - 11


"...então vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais desde os tempos antigos e para sempre" (v.7)

Algum tempo atrás, li num cartaz, numa parede do edifício da Polícia Federal, na Praça Mauá/RJ, esta frase tanto curiosa quanto verdadeira: Quando a oportunidadede bate a porta da frente algumas pessoas estão no quintal, procurando trevos de quatro folhas, medalhas milagrosas, rosa ungida, sal consagrado, água do Rio Jordão, espinhos da coroa,, lascas de cruz etc...
Você já ouviu falar em templolatria? E será que a religião pode ser usada como uma capa para tentar esconder as más intenções de alguém? A tudo isso se tem resposta, lendo-se o discurso à Porta do Templo que o Profeta Jeremias ali pregou.
...Pregar a porta do Templo (v.2) deve ter sido uma experiência inusitada para o profeta, porque em geral porta da igreja não é exatamente o local costumeiro para pregar. As pessoas entravam e ouviam Jeremias denunciando superstições incríveis. Uma delas, que parece ter sido a mais forte, era achar que aquele Templo por ser construído por Salomão, poderia protegê-los em caso de invasão (v.4). O povo atribuía ao Templo fora substituído pelo Templo de Deus. Oh, que tragédia para a religião quando se associar supetição, inimigo que ela deveria combater vigorosamente. Quando isso acontece, o que se tem é um culto cosmético, de boa aparência. Dai a razão de Jeremias advertir. " EMENDAI OS VOSSOS CAMINHOS..." (v.3). Quando os objetos do culto passam a ser objeto de culto, reina o caos, e a casa do Senhor se transforma em " caverna de salteadores " (v 11).
Que nossa oração seja essa...
Ajude-nos o Senhor nessa necessária correção correção de rumos.!
Que o Senhor nos faça entender sua vontade.

(texto extraído do Manancial)
Saudações de paz Missª

Nenhum comentário:

Postar um comentário