quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CONHECENDO A HISTORIA DA CIDADE DE SERRA REDONDA/PB





















































HISTÓRIA DA CIDADE
A colonização do lugar que mais tarde viria a ser o município de Serra Redonda, deve-se aos irmãos portugueses Pedro de Azevedo Cruz e Alexandre José Gomes da Cruz, que em janeiro de 1780, vieram do Recife, e se instalaram na então Vila do Ingá (hoje cidade), na época pertencente a Pilar. Vinha sequiosos por cultivar as terras daquela região, que gozavam a melhor fama de fertilidade. Em fevereiro do mesmo ano, o primeiro deles, penetrando o interior, descobriu, entre o Rio Gurinhem e a Pedra lavrada um morro de forma arredondada, daí ter batizado o nome do lugar de Serra Redonda. De imediato, tratou ele requerer a doação em sesmaria ao governo da Capitania, Jeronymo José de Mello e Castro, o que obteve, a 15 de fevereiro de 1780, pela concessão que tomou o nº 773.
Mais tarde, em 7 de maio de 1787, o mesmo desbravador obteve nova concessão, dessa vez em companhia de Manoel da Costa Travasso e Antônio Gonçalves de Medeiros, todos moradores na Vila do Ingá, referente ao sítio que fundaram e que recebeu o nome de CAFULA , dedicando-se a agricultura e à criação de gado. Construíram logo uma capela em honra de São Pedro. Ainda no governo de Jeronymo José de Mello e Castro, essa concessão tomou o nº 865.
Adquiriu, assim, Pedro de Azevedo Cruz, mais ou menos três léguas em quadros de terras, no Planalto da Serra da Borborema, nas proximidades do rio Cafula, que passa no atual distrito de Serra Redonda vindo do município de Campina Grande, onde tem o nome de Marinho, estendendo-se terra a dentro em direção à cidade de Ingá, onde recebeu este nome. Fixou-se Ali, naquelas férteis paisagens, onde estabeleceu o seu núcleo residencial, construindo um sobrado de madeira e, em companhia de sua dileta esposa, D. Isabel Barbosa Maciel, uma filha que trouxera do Recife e que pouco tempo falecera, e seu irmão Alexandre Gomes da Cruz, dedicou-se à agricultura e à criação de gado, sob os auspícios de S. Pedro, em honra a quem começou a construção de uma capela, cuja obra foi retardada por uma desavença que surgiu entre ele e seu aludido irmão, fato que determinou o afastamento deste, que foi fixar morada em terras do engenho CAIANA, hoje pertencente ao Sr. Vital Pinto.
Significado do Nome
O nome de batismo da localidade, inspirado naquele acidente topográfico, que se situa à margem da velha estrada que a liga ao Engenho S. João dos Tanques, calou profundamente no espírito popular e Serra Redonda se tornou conhecida em toda vizinhança.
Aniversário da Cidade

hspace=0 CARACTERÍSTICAS
Clima 
Tropical de Altitude
Temperatura Média
30º C 
hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Agreste Paraibano
Limites
Com os municípios de Monte Horebe (24km), Bonito de Santa Fé (19km), São José de Caiana (8,5km) e São José de Piranhas (18,5km).
Acesso Rodoviário
BR-230 - PB-095
Distâncias
89 km da Capital

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!!! O BLOG ESTÁ PERFEITO, CONTINUE ASSIM, SER MISSIONÁRIA(O) É MUITO IMPORTANTE,LEVANDO A PALAVRA DE DEUS E RESGATANDO ALMAS.
    AS FOTOS ESTÃO BELÍSSIMAS, REALMENTE NOSSA TERRA É MUITO BONITA....
    DEUS TE ABENÇÕE E TE FORTIFIQUE CADA VEZ MAIS NA SUA MISSÃO. BEIJÃO, FICA COM DEUS, QUE TAMBÉM ESTOU COM ELE.

    ResponderExcluir